busque por título

Tecnologia

Radio Agência Nacional

24/07/2022 às 16:10

Web 3.0 trará mudanças no jeito de usar a internet; saiba quais

 

(Créditos de imagem: Alvaro Machado Dias)

Em breve nós vamos passar por uma grande mudança no jeito de usar a internet. Vem aí a chamada web 3.0. Mas antes, vamos nos situar. A web 1.0 é aquela em que a gente acessava os portais para consultar o conteúdo. A web 2.0 é essa que nós temos hoje, marcada pela interatividade nas redes sociais e a atualização de conteúdo por meio de feeds.

Agora, para entender a web 3.0, é melhor ouvir a explicação do pesquisador do Instituto Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro, Victor Barcellos. Ele conta que a web 3.0 é mais descentralizada e focada no usuário, com mais possibilidades de interação.

Os especialistas em tecnologia costumam dizer que quando um serviço é gratuito, o produto é você. Se nós nos tornarmos donos dos nossos próprios dados, como a roda da fortuna vai girar para as redes sociais? O especialista Victor Barcellos dá a pista: Diversas empresas querem investir e por isso ainda a nova web pode continuar dependente das grandes empresas.

É claro que uma internet em que a voz de cada usuário tenha mais relevância se aproxima da utopia da aldeia global que procura se concretizar pela web. Por outro lado, o pesquisador do ITS-Rio, Victor Barcellos, afirma ser importante que ela não dê lugar para fake news e discursos de ódio.

A web 3.0 já está em teste, mas ainda pode demorar para chegar até nós. Entre os fatores que influenciam essa demora estão a democratização do acesso à internet, com dispositivos mais baratos e com conexão de boa qualidade acessível a toda a população.

*Com sonoplastia de Messias Melo / José Maria Pardal e produção de Michelle Moreira
 

Deixe seu comentário

0 comentários