busque por título

Blog do Popa

26/01/2024 às 10:43

PACIENTE COM SUSPEITA DE INFARTO É DIAGNOSTICADO EM MENOS DE 5 MINUTOS

 
Na tarde de ontem (25), após a implantação do Projeto Boas Práticas em Cardiologia na última sexta-feira (19), a Unidade Mista Dr. José Carlos de Gusmão, mais conhecida no município como ‘Hospital 24 Horas’, teve seu primeiro caso diagnosticado de Infarto Agudo de Miocárdio (IAM) com SUPRA ST, em menos de 5 minutos da admissão do paciente na unidade.
“Os pacientes admitidos no Pronto Atendimento com dor toráxica ou sintomas sugestivos de cardiopatias fazem o exame na triagem pela enfermeira e o resultado é enviado diretamente para o médico especialista que emite o laudo. Desse modo, conforme o diagnóstico o nosso plantonista junto com o médico do Hospital Beneficência Portuguesa (SP) conversam sobre a melhor conduta, garantindo a intervenção rápida e com resultados efetivos, pois o infarto agudo do miocárdio é uma das maiores causas de óbitos e o tempo para o diagnóstico e as primeiras condutas salvam vidas”, destacou Rosana Veras, diretora médica da Unidade.
Após o diagnostico o paciente recebeu todo protocolo medicamentoso e em seguida foi regulado em vaga zero e transferido pela Ambulância de Suporte Avançado (USA) para unidade de referência em cardiologia do Hospital Geral do Estado (HGE).
Esse projeto é desenvolvido pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) em parceria com município. Onde a unidade recebeu notebook, eletrocardiograma (ECG) e o sistema que faz a interligação 24 horas por dia da equipe de saúde do equipamento com médicos especialistas em cardiologia do Hospital de Beneficência Portuguesa, de São Paulo, referência em atendimento cardiológico do País.
“Esse equipamento traz agilidade para o diagnóstico na nossa Unidade e é fundamental para o tratamento efetivo em tempo hábil”, enfatizou Iara Saltírio, coordenadora de enfermagem.
De acordo com Keciany Barros, diretora administrativa da Unidade, o desenvolvimento de estratégias e intervenções voltadas para a melhoria da qualidade assistencial e segurança do paciente visam melhorar o manejo e resolutividade em tempo adequado do atendimento aos pacientes em urgências cardiovasculares que buscam os nossos serviços, ressaltou diretora. 

Deixe seu comentário

0 comentários