busque por título

Alagoas

Agencia Alagoas

31/03/2021 às 08:45

Calendário com datas de vacinação para pessoas até 32 anos é falso

Definição das idades para vacinação depende da quantidade de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde e da população em cada faixa etária 

(Créditos de imagem: Divulgação)

Circula no WhatsApp um suposto calendário oficial com diversas datas para a vacinação contra a Covid-19 em Alagoas. O conteúdo é falso. As informações não foram divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A pasta informou que a vacinação depende do envio de doses pelo Ministério da Saúde e da quantidade de pessoas em cada faixa etária.

A tabela, que circula tanto no formato de imagem quanto de documento, é intitulada de “atividades da vacinação pandemia da Covid-19” e apresenta cabeçalho com o nome da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas e a informação de que foi elaborada por Josivaldo Almeida. A secretaria informou que a pessoa citada no documento não é servidor da pasta e que não elaborou o calendário.

A Sesau esclarece que a tabela trata-se, novamente, de mais uma informação falsa disseminada nas redes sociais e que o cronograma de vacinação depende da chegada das doses ao estado.

“A Sesau reitera que a vacinação contra a Covid-19 tem seguido as orientações do Ministério da Saúde, conforme o planejamento do Programa Nacional de Imunizações (PNI), responsável pelo envio de doses dos imunizantes para os estados. A definição das idades e grupos prioritários para vacinação contra a Covid-19 ocorre mediante a quantidade de vacinas que o Estado recebe do Ministério da Saúde”, pontuou a Sesau.

O estado de Alagoas está em 4° lugar no Ranking Nacional de Registro de Utilização das Vacinas contra o novo coronavírus. São 364.092 doses dos imunizantes distribuídos para as Secretarias Municipais de Saúde, das 479.860 doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

Alagoas Sem Fake

A editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O objetivo é o combate à desinformação. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890 

Deixe seu comentário

0 comentários