Copa do Nordeste 2024
Gazetaweb
09/11/2023 às 07:36
Pré-Nordestão 2024: CSA pega Iguatu e ASA enfrenta o Ferroviário
Dupla alagoana encara dupla cearense na primeira fase do torneio, em jogo único
(Créditos de imagem: Ailton Cruz)
Demorou, mas chegou. Na noite desta quarta-feira (8), enfim a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a realização da Pré-Copa do Nordeste 2024, além de definir o chaveamento. Envolvidos na disputa, a dupla CSA e ASA conheceu os adversários, que serão do Ceará. O Azulão pega o Iguatu, enquanto o Alvinegro encara o Ferroviário.
De acordo com o regulamento, o formato de disputa não muda. Para a definição dos confrontos da 1ª fase, a entidade respeitou o último Ranking Nacional de Clubes (RNC) divulgado. Ou seja, há cruzamento olímpico entre os 16 envolvidos.
Primeiro colocado do RNC entre os clubes da Pré-Copa, o CSA enfrenta o pior ranqueado. Além disso, o classificado será definido em jogo único, com mando da equipe melhor ranqueada, neste caso, o Azulão.
O ASA enfrentará o Ferroviário pelo segundo ano seguido. Nesta temporada, curiosamente, os dois clubes se enfrentaram e o Tubarão se classificou nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal. Os confrontos eram previstos, contudo, faltava a chancela da CBF.
Apesar de a tabela básica ter sido divulgada, ainda não há definição referente aos locais dos jogos, tampouco dias e horários. O que se sabe, é que o torneio iniciam no dia 7 de janeiro.
Fórmula de disputa
Assim como em 2023, 16 clubes se encaram no mata-mata deste ano. Classificam-se para a 2ª fase os vencedores dos oito primeiros confrontos. Em caso de empate, o duelo irá para os pênaltis, sem necessidade de prorrogação.
Na segunda fase, os oito clubes restantes também terão seus duelos definidos baseados no Ranking Nacional e novamente haverá os duelos (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º). Os quatro times que se classificarem, estarão na fase de grupos do Nordestão.
Além disso, sempre o time mandante dos jogos será aquele melhor posicionado no Ranking da CBF. Outra definição foi a financeira. De acordo com o regulamento, 60% da renda dos jogos será dada ao time mandante, enquanto 40% ficará com o visitante.
Deixe seu comentário
0 comentários