busque por título

Polícia

SSP/AL

03/02/2024 às 06:42

SSP conclui 3º Encontro Pedagógico do Plano de Defesa com exercício simulado em Arapiraca

Com capacitação, integrantes da Polícia Militar, Polícia Científica e da Seris tornam-se multiplicadores do planejamento estratégico 

(Créditos de imagem: Divulgação)

As chefias especiais de Inteligência e de Ensino Integrado da Secretaria de Estado da Segurança Pública concluíram, na noite desta quinta-feira (1º), o 3º Encontro Pedagógico do Plano de Defesa de Alagoas. O evento aconteceu em Arapiraca e contou com a participação de integrantes da Polícia Militar, Polícia Científica e da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

Com o objetivo de disseminar o conhecimento das ações estratégicas criadas pela SSP para combater ocorrências de alta complexidade, alta intensidade e baixa familiaridade, a capacitação foi iniciada na última segunda (29) e foi concluída com a realização de um exercício simulado na Avenida Rio Branco, no Centro do município.

A atividade simulou uma situação de “domínio de cidades” com um assalto a uma agência bancária da região. De acordo com uma das coordenadoras do encontro pedagógico, a soldado Larissa Artemis, o treinamento serviu para colocar em prática o que é repassado sobre o planejamento de como agir nesses tipos de crise.

Ainda segundo a militar, a capacitação forma multiplicadores do conhecimento que vem sendo desenvolvido pela SSP nos últimos anos. “O encontro serve para aprimorarmos ainda mais o trabalho em prol da população propagando as informações com quem ainda não participou dos demais estágios que já aconteceram em vários pontos do estado. Os profissionais ficam habilitados a desempenhar junto aos colegas nas unidades que pertencem, ampliando e melhorando ainda mais a forma de atuação”, disse a soldado Artemis.

Ela também afirmou que o exercício simulado serviu para instruir os policiais que estavam de plantão no momento. “A gente passou a semana inteira ministrando com a tropa do 3º Batalhão, das Companhias Independentes da região e com o Copom para dar as orientações de como eles deviam se comportar caso realmente acontecesse um ‘domínio de cidades’ ou ação do ‘novo cangaço’. O Plano de Defesa foi acionado e as guarnições cumpriram suas missões com pontos de bloqueio e negociação. A encenação foi encerrada com a prisão dos meliantes”, concluiu a militar.


 

Deixe seu comentário

0 comentários