busque por título

Estilo de Vida

Metropoles

20/11/2023 às 17:33

Bafo de alho: ciência revela truque infalível para acabar com o odor

Embora seja muito saudável, o alho deixa um odor desagradável após o consumo. Veja como controlar o problema. 

(Créditos de imagem: Freepik)

Ao se deparar com um saboroso molho de alho, há quem pense bem antes de consumi-lo. Isso porque o odor deixado por essa planta afasta muita gente — e não é para menos. Ela pertence à mesma família do enxofre, um composto altamente volátil, que exalam o cheiro para longe.

Para combater esse efeito desagradável que fica no paladar depois de ingerir o alimento, estudiosos da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, se empenharam em investigar possíveis antídotos.

Para nossa sorte, o iogurte foi apontado como um dos melhores recursos. A mistura de proteína e a gordura do lácteo se mostrou eficiente na desodorização. Inclusive, quanto mais gorduroso e proteico for o produto, melhor a desodorização. O do tipo grego pode ser considerado uma das melhores opções.

Fica aí até a dica para uma receita: se você juntar dentes de alho ao iogurte, além de equilibrar o odor, ainda tem em mãos mistura para lá de saudável. Além de ação antioxidante, o alho tem efeito anti-inflamatório. Ou seja: vale a pena consumi-lo.

Outras formas de evitar o “bafinho” é combinando com hortelã. Comer uma maçã e beber água também são recursos eficientes. E você, já deixou de consumir alho com medo do mau hálito?

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica 

Deixe seu comentário

0 comentários